COOESO-AL

Doenças dos olhos
 

Ceratocone
É uma alteração da córnea cuja superfície normalmente esférica, sofre abaulamento exagerado na porção central  que assume o formato de cone, causando distorção e embaçamento das imagens. Isto ocorre por afinamento e perda da rigidez na sua área central. A alteração é progressiva, inicia-se geralmente na adolescência, afeta na mesma proporção tanto homens como mulheres e evolui até 35 ou 40 anos quando, na maioria dos casos, há uma estabilização espontânea.
Leia mais...
 
Cirurgia de Catarata
O que é catarata?

    É uma redução ou perda de transparência (opacidade) do cristalino. Cristalino é uma lente natural do olho, normalmente incolor e transparente cuja função é focalizar as imagens que chegam ao olho. Ele está situado atrás da pupila (menina dos olhos).
Leia mais...
 
Cirurgia Refrativa Personalizada
Por que cirurgia refrativa personalizada ?

    Além da  miopia, hipermetropia e astigmatismo  o olho humano apresenta pequenas imperfeições  que diminuem a agudeza visual em até 20%  e também contribuem para causar sintomas que interferem na qualidade da visão, principalmente à noite ou em locais de baixa luminosidade. Estas imperfeições produzem efeitos especiais na visão  conhecidos como “aberrações” que por sua vez são específicas para cada  olho e podem ser detectadas por um aparelho chamado aberrômetro.
    Atualmente o tratamento a laser, evoluiu para um processo mais avançado, denominado Cirurgia Refrativa Personalizada porque, baseado no conhecimento das aberrações de cada um dos olhos, é possível tratar de forma eficiente as imperfeições peculiares a cada caso em particular, além da miopia, hipermetropia e astigmatismo existentes.
Leia mais...
 
Colírios, como usá-los corretamente?
Quando devemos usar colírios?

Só quando houver uma finalidade precisa. Os colírios têm em sua composição drogas que se destinam a tratar doenças dos olhos. Cada droga tem uma indicação específica como por exemplo: antibiótico, anti-inflamatório, anti-hipertensivo ocular etc., cada qual com seus efeitos colaterais. Além disso a maior parte dos colírios possui também drogas conservantes, preservativas, estabilizadoras entre outras que podem causar efeitos adversos. Não existe  colírio “água com açúcar”, que não faça mal e que alivie todos os sintomas como muitas pessoas desejariam.         Portanto não use colírios sem recomendação médica.
Leia mais...
 
Conjuntivite
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana fina e transparente que recobre a parte branca do olho (esclera)  e reveste internamente as pálpebras.
Leia mais...
 
Degeneração macular
O que é degeneração macular ?

A mácula é um ponto no centro da retina que nos permite ver com a maior nitidez possível. Ao ler este folder, você está direcionando a mácula de cada olho para ele. Observe como está nítido o texto (visão central) e sem nitidez os objetos ao redor dele (visão periférica).

A degeneração macular causa dano exatamente  na área da visão central, impedindo ou dificultando a leitura e os trabalhos feitos de perto, sem contudo causar cegueira total. O olho ainda vê os objetos em volta do ponto que está sendo mirado se a visão lateral ou periférica  estiver boa.
Leia mais...
 
Descolamento de Retina
Retina e sua função

    O globo ocular tem três camadas  das quais a retina é quem  reveste a superfície interna do mesmo.

É uma membrana delicada que está apoiada nas outras camadas do olho, e  mantida em seu local por um mecanismo próprio de adesão, auxiliado pelo corpo vítreo que é um gel transparente que preenche a maior parte do olho. A função da retina é captar as imagens do meio ambiente, transformá-las em impulsos nervosos que,  através do nervo óptico, chegam ao cérebro onde se produz a visão.
Leia mais...
 
Extrabismo
O que é estrabismo?

    Popularmente conhecido como “olho torto”, estrabismo é a alteração ocular onde os olhos estão desalinhados e olhando para direções diferentes. O desalinhamento pode ser constante ou não. Um dos olhos pode estar na posição correta, enquanto o outro pode estar desviado para o lado do nariz, para lateral, para cima ou para baixo.  
Leia mais...
 
Glaucoma
O que é glaucoma?

    É uma doença ocular que causa lesão no nervo óptico, estrutura formada por um feixe de fibras nervosas e responsável pela transmissão para o cérebro, das imagens que nos chegam aos olhos.  
Leia mais...
 
Lentes de contato
Quais as indicações de lentes de contato?

    São usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Para modificar a cor dos olhos, com lentes gelatinosas coloridas, que também são indicadas para pessoas com cicatriz aparente na córnea, na ausência de íris e para albinos. Para tratar ou controlar doenças corneanas, aliviando desconfortos e  propiciando em muitos casos,  melhor visão que os óculos como no ceratocone por exemplo.
Leia mais...
 
Lentes intra-oculares
O que são lentes intra-oculares?

        Lentes intraoculares (LIOs) são pequenas lentes confeccionadas com plásticos especiais para serem implantadas dentro do globo ocular. Em geral elas são posicionadas atrás da pupila durante a cirurgia, para substituir o cristalino que é a lente natural do olho. A matéria-prima e a tecnologia usadas na fabricação destas lentes, evoluíram muito conferindo melhor qualidade de visão ao paciente.
Leia mais...
 
Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo
A miopia, hipermetropia e o astigmatismo são conhecidos como defeitos refração, isto é, são defeitos que causam alterações na de focalização das imagens que chegam aos olhos.
Leia mais...
 
Mitos e Verdades na Oftalmologia
O MITO: Quem lê demais fica com a vista cansada.
A VERDADE: O sistema interno de focalização do olho funciona muito bem por cerca de 40 anos e depois começa a perder sua eficiência progressivamente fazendo com que a visão de perto fique  cada vez mais ruim. Isto se chama presbiopia, popularmente conhecida como ”vista cansada” e independe da exigência dos olhos.
Leia mais...
 
Moscas volantes
Que são “moscas volantes”?

    São pequenas condensações do corpo vítreo que é um gel muito semelhante à clara de ovo,  que preenche a maior parte do olho. Estas condensações têm várias formas e “flutuam” no vítreo sendo percebidas no campo de visão como pontos, filamentos, moscas, etc. Apesar de sua presença ser  incômoda e assustar quando aparecem, em geral, fazem parte do processo de envelhecimento. É um fenômeno comum em indivíduos com mais de 60 anos e em míopes de qualquer idade.
Leia mais...
 
O computador e a visão
Que o computador é uma ferramenta importante para o trabalho e para o estudo todos nós sabemos. Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que o uso freqüente da máquina, de maneira incorreta, pode provocar o que chamamos de cansaço ou fadiga visual.
Leia mais...
 
Oftalmopediatria
    Você sabia que dos cinco sentidos, a visão é o mais importante, já que 70% das informações que recebemos chegam ao cérebro através dela?
Alguns problemas de visão costumam aparecer já na infância. Quando não percebidos pelos pais ou professores, eles podem se agravar, trazendo conseqüências mais graves para a vida adulta.
Leia mais...
 
Olho seco
O que é olho seco?

    É um termo usado genericamente para descrever uma condição crônica dos olhos que apresentam: sensação de secura ou  de “areia”, ardência, vermelhidão, coceira, peso nas pálpebras e fotofobia (sensibilidade à luz).
    Estes sintomas resultam de alterações na lágrima que pode estar reduzida em  quantidade e/ou com sua  qualidade deficiente, evaporando neste caso, rápido demais. Estas desordens gradativamente ocasionam doenças na superfície ocular. 
Leia mais...
 
Pterígio
O que é Pterígio?         

         Pterígio, popularmente conhecido como “carne crescida”, é uma prega de tecido de formato triangular que cresce, em geral, no canto do olho no lado do nariz (lado nasal), avançando sobre a córnea na direção do seu centro. Ele pode também se desenvolver no canto oposto (lado temporal) ou simultaneamente no lado nasal e temporal embora estas situações sejam raras.
Leia mais...
 
Retinopatia Diabética
Causas e Sintomas

    Proveniente do diabetes, a retinopatia diabética se dá pelo rompimento dos vasos sanguíneos da retina que é a membrana que reveste o olho internamente, causando hemorragia e infiltração de gordura em seu interior (ver figura 02).
    Essa patologia se manifesta inicialmente de forma leve ou moderada na maioria dos pacientes, sem qualquer efeito significativo sobre a visão. O processo pode evoluir rapidamente, levando a uma perda visual parcial ou total. Tal comprometimento da visão ocorre  quando o sangue e a gordura que saem dos vasos afetam a mácula, uma área central e crítica da retina, indispensável para a visão de leitura, de cores e detalhes Essa forma da doença é chamada de retinopatia diabética exsudativa ou edema macular.
    Outra forma de apresentação da doença é a proliferativa, decorrente de vasos sanguíneos anormais que se formam no interior do gel ocular chamado de vítreo. Estes vasos novos podem causar hemorragia no vítreo e descolamento de retina. Em alguns casos, a forma proliferativa pode vir somada a exsudativa.
Leia mais...
 
Visão Subnormal
O que  é visão subnormal?

    Dizemos que uma pessoa tem visão subnormal quando os recursos tradicionais, como lentes de contato, óculos comuns, intervenções clínicas e cirúrgicas, não podem lhe dar uma visão nítida. Nestes casos o paciente necessita  de recursos especiais e orientação para realizar suas atividades e melhorar a qualidade de vida.
Leia mais...
 


Parceiros

R Barao de Atalaia, 395 57020-510 Poco Maceio (Alagoas AL) Telefone : (82) 3221-0220
Centro Médico Iguatemi / Maceió Fone: (82) 2121-7710 / 2121-7715 / 3337-0960

Newsletter

Cadastre-se e recebas as novidades da COOESO-AL


Nome:

Email:

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner



2010 © Cooperativa dos Oftalmologistas de Alagoas
End.: Rua Dona Constança de Góes Monteiro nº 104 Galeria Maceió Mall loja 6 - Poço, CEP: 57025-355. Maceió Alagoas.
Fones: (82) 9660-0220 / 9660-0203
J2BWEB - Criacao e desenvolvimento de sites em maceio