COOESO-AL

Mitos e Verdades na Oftalmologia
O MITO: Quem lê demais fica com a vista cansada.
A VERDADE: O sistema interno de focalização do olho funciona muito bem por cerca de 40 anos e depois começa a perder sua eficiência progressivamente fazendo com que a visão de perto fique  cada vez mais ruim. Isto se chama presbiopia, popularmente conhecida como ”vista cansada” e independe da exigência dos olhos.

O MITO: Lentes de contato estacionam a miopia.
A VERDADE: Na realidade a miopia pode aumentar mesmo usando corretamente as lentes de contato (ou óculos) pois seu crescimento está relacionado com o aumento, além do normal, do tamanho do olho.

O MITO: Quem precisa de óculos e não usa, piora a visão.
A VERDADE: As pessoas que precisam, devem usar óculos ou lentes de contato para ver bem e confortavelmente. Forçar a vista sem estes recursos pode ocasionar dores de cabeça, tonturas e mal-estar, porém não significa que a visão esteja sendo danificada, nem o grau de deficiência vai aumentar por causa disso.

O MITO: Ler dentro de veículos em movimento, fazendo esteira ou bicicleta, causa descolamento de retina.
A VERDADE: Ler em movimento pode causar tontura, náusea ou desconforto, entretanto não afeta a retina que é uma membrana que reveste internamente o olho.

O MITO: Meu filho não sabe nem falar direito, por isso não pode fazer exame oftalmológico
A VERDADE: Toda criança deve fazer oftalmológico ao nascer, em seguida semestralmente até completar dois anos e depois anualmente até dez anos de idade ou a qualquer momento quando for notada qualquer anormalidade.

O MITO: A lente de contato pode se deslocar para trás do olho – fundo do olho - e até chegar ao cérebro.
A VERDADE: A lente de contato não tem como chegar ao fundo do olho e muito menos ao cérebro. Quando se desloca fica sob a pálpebra de onde pode ser removida, caso não consiga procure seu oftalmologista.

MITO: Usar lentes de contato por muitas horas faz mal aos olhos
A VERDADE: O tempo de uso das lentes de contato depende das condições particulares do olho e do tipo de lentes utilizadas. Existem lentes para uso diário que devem ser retiradas à noite e outras com as quais se pode dormir sem que prejudiquem os olhos, mas só o ofatlmologista pode indicar qual a lente mais adequada para o seu olho.

O MITO: Ler com o texto muito próximo dos olhos prejudica a visão.
A VERDADE: Ler com os olhos muito próximos de qualquer texto não prejudica a visão, mas quem faz isso necessita de exame oftalmológico para saber se há algum distúrbio visual que precisa ser corrigido.

O MITO: Ler com pouca luz prejudica a visão.
A VERDADE: A insuficiência ou excesso de iluminação cansam e dificultam a leitura, porém não prejudicam os olhos. Deve-se ler com boa luz, ou seja, a fonte de iluminação não deve provocar sombras nem reflexos no objeto de leitura ou trabalho.

O MITO: Quem começa a usar óculos para perto, fica viciado e não se livra mais deles.
A VERDADE: Óculos para perto não viciam. O que ocorre é que com eles sua capacidade de atenção e o seu rendimento no trabalho aumentam. Portanto o que escraviza não são os óculos e sim o conforto que eles proporcionam.

MITO: Olhos claros exergam menos que olhos escuros.
A VERDADE: A capacidade visual não esté relaciaonada com a cor da iris. A quantidade de luz que entra nos olhos é maior nos de cor clara e menor nos de cor escura. Assim quem tem olhos claros tende a ter mais sensibilidade à luz (fotofobia) mas isso não significa que veja menos do que quem tem olhos escuros.
 

Parceiros

R Barao de Atalaia, 395 57020-510 Poco Maceio (Alagoas AL) Telefone : (82) 3221-0220
Centro Médico Iguatemi / Maceió Fone: (82) 2121-7710 / 2121-7715 / 3337-0960

Newsletter

Cadastre-se e recebas as novidades da COOESO-AL


Nome:

Email:

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner



2010 © Cooperativa dos Oftalmologistas de Alagoas
End.: Rua Dona Constança de Góes Monteiro nº 104 Galeria Maceió Mall loja 6 - Poço, CEP: 57025-355. Maceió Alagoas.
Fones: (82) 9660-0220 / 9660-0203
J2BWEB - Criacao e desenvolvimento de sites em maceio